NOTÍCAIS: CÃES, GATOS, HUMANOS & CIA

 

Após ficarem sete horas perdidos no metrô, dois filhotes de gatos são resgatados por policiais e entregues para ONG de proteção animal.
Por Mariana Bartolomei  |                                       ATUALIZADO EM 31 DE Aug 2013
 


Duas linhas do metrô no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos, pararam por algumas horas.  O motivo: um telefonema na quinta-feira de uma mulher avisando que dois filhotes de gatos estavam soltos e perdidos nos trilhos do metrô. 
Dentre os diversos perigos que os filhotes corriam, estava o risco de serem eletrocutados nos linhas de alta tensão do metrô. Ao saber da ocorrência, as autoridades pararam duas linhas perto do local aonde os gatos haviam se perdido, com o objetivo de salvar os filhotes.
Passageiros e funcionários do metrô foram notificados a avisarem o centro de controle dos trens de qualquer novidade relacionada a essa ocorrência. Eles foram instruídos a pararem o trem imediatamente caso os gatinhos fossem avistados. 
Sete horas depois de perdidos, os dois gatinhos foram encontrados – por dois policiais e um funcionário do metrô – e entregues a uma ONG de animais de estimação em caixas de transporte .  Os dois filhotes foram batizados de Arthur e August e ficarão na ONG por três dias antes de serem liberados para a adoção.
Quem adotá-los terá filhotes que, além de serem famosos mundialmente, por terem parado o metrô de Nova Iorque, alegrarão a casa com suas travessuras e senso de aventura. 
Foto: New York Metropolitan Transit Authority 

FONTE:  http://www.linkanimal.com.br/gatos/gatos-param-metro-nova-iorque#.UiHflX-EG25

 

 

 

IBGE incluirá animais de estimação na PNAD de 2014

Atualmente não há números oficiais sobre o tamanho do mercado pet brasileiro

Paula Pacheco - iG São Paulo | - Atualizada às




Getty Images
Animais domésticos farão parte do levantamento do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a incluir os animais de estimação em seus levantamentos. Os dados farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde (a PNS, encomendada pelo Ministério da Saúde), que integrará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Atualmente, não há dados oficiais sobre quantos são os cães, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis domésticos no Brasil. A indústria tem apenas uma estimativa com base em informações sobre a venda de rações, por exemplo.
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) fez a articulação para que o IBGE incluísse o universo pet em suas pesquisas. Levantamentos como o que o IBGE vai fazer podem servir, por exemplo, para que o governo defina políticas mais específicas para a saúde animal, como campanhas de combate à raiva. 
O presidente da Abinpet, José Edson Galvão de França, e o coordenador de inteligência de mercado da associação, André Ferreira, aproveitaram a aproximação com o instituto para convidar a gerente da PNAD, Maria Lucia França Vieira, a integrar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPet), foro vinculado ao Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Maria Lucia fará uma apresentação sobre a pesquisa PNS na reunião da Câmara em setembro.

 fonte: http://economia.ig.com.br/2013-05-22/ibge-incluira-animais-de-estimacao-na-pnad-de-2014.html





União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais

A medida vale não só para os produtos fabricados na Europa, cujos ingredientes foram testados em animais, mas também para produtos importados 

postada em 11 de março de 2013.


Coelho (Foto: Bethany Clarke/Getty Images)
A partir desta segunda-feira (11), nenhum cosmético que contenha ingredientes testados em animais poderá ser vendido nos 27 países da União Europeia. "Proibir a comercialização é uma mensagem clara sobre a importância atribuída pela Europa ao bem-estar dos animais", afirmou Tonio Borg, comissário europeu de Saúde.  
Em comunicado, a Comissão Europeia (CE) afirmou que a decisão "está em linha com o que muitos cidadãos europeus acreditam firmemente: que o desenvolvimento de cosméticos não justifica o experimento com animais". O órgão também se comprometeu "a seguir apoiando o desenvolvimento de métodos alternativos e a trabalhar com outros países para que adotem a resolução europeia" para os produtos cosméticos. 


A proibição do teste de produtos cosméticos em animais foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 2003, e entrou em vigor no ano seguinte. Em 2009, foi proibida a venda de produtos assim testados, mas ainda era possível importá-los de outros países. Agora, a regra vale aos cosméticos produzidos na Europa e também ao resto do mundo.
Os grupos que defendem os direitos dos animais aplaudiram a medida, incluindo a organização internacional Humane Society International (HSI). "A proibição dos testes acabará com o sofrimento de inúmeros animais de laboratório que são submetidos a doses altíssimas de produtos químicos que são aplicados em seus olhos ou pele", afirmou Helder Constantino, gerente da campanha “Liberte-se da Crueldade”, da HSI no Brasil (...).

fonte:  http://revistaepoca.globo.com//Ciencia-e-tecnologia/noticia/2013

 

 

 

Medellín: modelo exemplar

Cidade colombiana recebe prêmio por ser exemplo de proteção aos animais

30 de setembro de 2012 às 6:00

Por Helena Barradas (da Redação)

Foto: Donaldo Zuluaga
Se compararmos com grandes cidades europeias e latino-americanas, Medellín, na Colômbia, é a cidade que mais trabalha em função de proteger os animais. As informações são do jornal El Colombiano.
A Fundação Franz Weber, da Suíça, tem um prêmio que honra esse tipo de trabalho e decidiu dá-lo à cidade como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado.
Não é um prêmio qualquer, é uma forma de retribuir à cidade que investiu muito tempo e dinheiro para conscientizar a população de que os animais merecem tanto respeito quanto as pessoas.
Leonardo Anselmi, um dos diretores da Fundação e idealizador do projeto que defende o fim das corridas de touros na Catalunha, nos contou algumas coisas que fizeram com que Medellín fosse a primeira cidade a ganhar esse prêmio.
Uma delas é a existência de um abrigo para cães e gatos, chamado La Perla. Outra coisa foi que a Fundação conseguir tirar de circulação veículos de tração animal (no que Medellín foi a pioneira na América Latina). Também fazem parte do conjunto de benefícios para a população animal a criação de um Esquadrão Anticrueldade Animal da Polícia, para averiguar os casos de maus-tratos contra os animais; a criação de um programa de castração de cães e gatos de rua; feiras de adoção. Além disso, propuseram colocar um chip nos animais para localizá-los facilmente em caso de perda.
“Estive em Medellín no ano passado, conheci os maravilhosos programas criados ali. É incrível como uma cidade que tenha tido tantos problemas e lutou para saná-los hoje faça tanto por seus animais”, disse Anselmi, que entregou o prêmio para a secretária do Meio Ambiente, Ana Milena Joya, durante a noite.
O Prêmio
O prêmio consiste na imagem de uma coruja entalhada em madeira por artesãos suíços. Mónica Jaramillo Palacio, subsecretária da Cultura Ambiental, enfatizou que receber o prêmio de uma fundação com tanta tradição, que fez tanto pelo bem-estar animal no mundo, “significa que o que fazemos tem reflexo mundial e nos impele a não parar, mas a continuar criando estratégias”.
A funcionária da Secretaria de Cultura Ambiental avaliou que o prêmio foi merecido e assinalou que devem continuar estimulando as adoções. “Devemos garantir que as pessoas tratem bem aos animais domésticos, e que eles adotem os animais, não os comprem. Os animais de La Perla são bem cuidados, mas precisam de uma família.”
Mauricio Gómez, da Associação Defenzoores, que trabalha a fim de educar e sensibilizar os indivíduos com relação ao cuidado animal, destacou que o prêmio coloca Medellín no primeiro plano como cidade humanizada.
“Somos uma das poucas cidades no mundo que não têm Centro de Controle de Zoonoses; não sacrificamos os cachorros de rua, mas os resgatamos e os colocamos para adoção”, concluiu.







postado em 27 de julho de 2012.

Diagnosticado com um tipo de ansiedade que o impede de expressar suas emoções, o inglês Lorcan disse 'eu te amo' pela primeira vez a gata Jessi.

O garoto Lorcan Dillon, 7 anos, sofre de uma condição de ansiedade que o deixa praticamente incapaz de se comunicar ou expressar seus sentimentos. Mas, quando encontrou a gata Jessi algo extraordinário aconteceu e o garoto...
falou "eu te amo" pela primeira vez.

Segundo o site inglês The Sun, a família de Lorcan, que vive em Davyhulme, Manchester, no noroeste da Inglaterra, se surpreendeu com a rápida ligação que o garoto desenvolveu com o animal levado para casa pela mãe.

“Eles se tornaram inseparáveis e a gata Jessi fez uma enorme diferença na vida de Lorcan”, disse Jayne Dillon, 44 anos, mãe do garoto. “Nós pegamos o gato há dois anos e neste tempo Lorcan teve um enorme progresso na escola. Nas duas últimas semanas, ele começou a se comunicar com as pessoas que não conhece muito bem e até lê para uma professora – coisa que nunca tinha feito até então”.

O vínculo do menino com a gata é tão comovente que ele é capaz de demonstrar afeição física ao bichinho, coisa que ele não gosta de fazer com as pessoas, inclusive com a mãe. “Ela é uma gata deliciosa e ágil, ele a beija e a abraça o tempo todo”, conta Jayne.

A mãe acredita que a afeição pelo animal é uma maneira de fazer com que Lorcan evolua e expresse suas emoções de outra forma, já que ele não consegue espontaneamente. Evolução essa graças a gata Jessi!

Fonte:
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/article4436602.ece


Postado em 10 julho 2012.

Conviver com cães evita infecções em bebês

Passar o dia ao lado de um animal ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, diz estudo







AFP/Arquivo / Michel Gangne
O estudo sugere que ficar perto de um cachorro que passa parte de seu dia ao ar livre fortaleceria o sistema imunológico

As crianças que convivem com cães têm menos chances de apresentar alguns tipos de infecções nos ouvidos ou problemas respiratórios do que aquelas que não têm bichos de estimação, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (9).
O estudo, publicado na revista americana Pediatrics, não especifica os motivos do resultado, mas sugere que ficar perto de um cachorro que passa parte de seu dia ao ar livre fortaleceria o sistema imunológico da criança em seu primeiro ano de vida.
Os gatos também ofereceriam este tipo de proteção para os bebês, mas o efeito seria menor do que com os cães.
O estudo incluiu 397 crianças, com entre nove e 52 semanas, na Finlândia. Durante um ano, elas foram levadas pelos pais para análises de sua saúde.
A conclusão dos médicos foi de que os bebês que convivem com gatos ou cães têm 30% menos chances de apresentar sintomas de infecções respiratórias - que incluem tosse, rinite e febre -, enquanto quase metade provavelmente não sofrerá infecções de ouvido.
"As crianças que tiveram contato com cães e gatos em casa ficaram significativamente mais saudáveis durante o período de estudo", destacam os médicos do Hospital Universitário Kuopio na Finlândia.
A diferença mais notória foi observada entre as crianças que convivem com um cachorro dentro de casa por seis horas ao dia, contra aquelas que não têm bichos de estimação ou os colocam para fora de casa.

"Apresentamos uma evidência preliminar de que ter um cão pode ser benéfico contra infecções no trato respiratório durante o primeiro ano de vida", destaca o estudo.
"Consideramos que o contato com animais ajudaria a amadurecer o sistema imunológico, levando a uma resposta imunológica mais tranquila e a uma breve duração das infecções", destaca.

O resultado foi significativo, inclusive depois que os cientistas descartaram outros fatores influentes, como não ter sido amamentado, ficar em creche, ser criado por fumantes ou por pais com asma, ou conviver com outras crianças.
Além de ter menos infecções nos ouvidos e infecções respiratórias, os bebês que vivem com cães tendem a precisar de menos tratamentos com antibióticos na comparação com aqueles que vivem em casas sem mascotes.

Estudos anteriores demonstraram resultados diversos, desde aqueles que apontaram que ter bichos de estimação não representa nenhum benefício às crianças até os que afirmam que o contato com animais ofereceria proteção contra resfriados e doenças estomacais.

Mas os autores do estudo na Finlândia destacam que sua análise se diferencia por ter concentrado exclusivamente o primeiro ano de vida e não inclui a presença de outras crianças.
fonte: http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar




EM Qua, 23 de Maio de 2012 17:19
Prefeito Kassab assina protocolo com a Anclivepa-SP e edita Decreto criando uma Coordenadoria de Animais na Secretaria da Saúde
Concretizando uma antiga demanda do movimento de proteção animal e do vereador Roberto Tripoli (PV), o Prefeito Gilberto Kassab assinou protocolo com a Anclivepa-SP (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo) visando a implantação do primeiro hospital público de cães e gatos na cidade, em solenidade realizada no Centro de Controle de Zoonoses, na manhã de 23 de maio de 2012.

Vereador Tripoli e o Prefeito Kassab
O prefeito ainda conheceu todas as dependências do CCZ, acompanhado do vereador Tripoli, que frisou o ineditismo da visita, além do secretário da Saúde Januário Montone, a gerente do órgão, Ana Claudia Mori e a diretora de Covisa, Inez Romano.
Kassab ainda assinou o decreto a ser publicado nesta quinta-feira, criando a Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, que deve ser subordinada diretamente ao gabinete do Secretário da Saúde.
Vereador colocou a verba no orçamento
Como se recorda, o vereador Tripoli conseguiu 10 milhões de Reais no orçamento de 2012 para a implantação do hospital público e vem lutando nos últimos meses para concretizar essa fundamental conquista. E, finalmente, foi encontrado o caminho para implantar o equipamento de forma mais rápida, através de um convênio com a Anclivepa-SP. O secretário da Saúde, Januário Montone, afirmou que até a próxima semana o convênio estará assinado.
Tripoli emocionou-se no evento, ao afirmar que “humanos e animais tem os mesmos sentimentos e dores, diferindo somente na forma de se comunicar e merece respaldo e cuidados, inclusive do poder público, com atendimento veterinário gratuito”. O vereador agradeceu ainda à sensibilidade do prefeito Kassab de ousar e lançar esse serviço hospitalar pioneiro no país.

Ana Cláudia Mori, Kassab e Tripoli
Kassab elogia atuação de Tripoli
Já o prefeito Gilberto Kassab iniciou seu discurso afirmando que precisava homenagear o vereador Tripoli, pois “poucos setores tem um representante tão estimado e tão atuante como é Tripoli para proteção animal”. Kassab afirmou “admirar a persistência e a obstinação do vereador em defesa dos animais”.
“Tripoli tem um plano diretor na cabeça a favor dos animais – afirmou Kassab - e tem conhecimento de causa, além de ser extremamente articulado com o Executivo e com o Legislativo, com todos os outros vereadores”. Essa forma de atuação do vereador, segundo Kassab, “é muito gratificante, pois quando ele chega com uma nova proposta para os animais, já sabemos que é para melhorar o atendimento, para somar. E sabemos que a proposta vai se consolidar, pois a obstinação do Tripoli pelos animais é extraordinária”.
O secretário Januário Montone anunciou o lançamento da Coordenadoria Especial de Proteção aos Animais que terá orçamento proveniente de verbas municipais, e não do SUS. Lembrou que 20% do orçamento municipal são destinados à área da Saúde e portanto os programas envolvendo animais domésticos serão financiados com recursos municipais.

Montone, Tripoli, Kassab, Grassi, Toscano, Alves e Prata
Núcleo de Bem-Estar será retomado
E outra notícia muito esperada foi anunciada por Montone: ainda este ano serão retomadas as obras do Núcleo de Bem-Estar Animal que vem sendo construído no terreno do CCZ, paralisadas quando a empresa vencedora da concorrência abandonou o serviço ano passado. Agora, será feita nova licitação.
E Montone confessou ter uma esperança: de convencer a população de que a guarda responsável de cães e gatos é uma questão de cidadania, lembrando que não tem mais cabimento a cidade assistir ao abandono.
Participaram do evento, como representantes da proteção animal, Sonia Fonseca, presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal; Marco Ciampi, da Arca Brasil; Guilherme Carvalho, da Humane Society International; Miriam Cabral, da APAA; e Nina Rosa Jacob, do Instituto Nina Rosa. E, pela Anclivepa, os médicos veterinários Wilson Grassi, Leandro Alves, Cauê Toscano e Denis Prata, todos da diretoria da entidade.
(Texto e fotos: Regina Macedo, jornalista ambiental)



Postado em 27/04/12 10:38

Cachorro com deformidade nas patas ganha cadeira de rodas









Roosevelt adora correr por aí
Roosevelt adora correr por aí Foto: Reprodução / Mail Online


Não há nada que impeça o cãozinho Roosevelt de sair correndo por aí. O animal nasceu com uma deformidade nas pernas, mas aprendeu a andar com as patinhas de trás. Desde que adotou o cachorro, há três anos, Stephanie Fox, da cidade de Portland, Estados Unidos, só tinha uma coisa em mente: comprar uma cadeira de rodas para ele.
- Se você tem uma criança deficiente, tenta enriquecê-los e dá-los oportunidades. Então por que não fazer o mesmo com um cachorro? - disse ela.

Stephanie economizou R$ 1.700 e comprou uma cadeira de rodas para Roosevelt. E ele adorou! O cachorrinho só usa a cadeira, que dá apoio às duas patinhas da frente, em longa caminhadas.

As patas de trás são bem fortes, e em casa ele consegue caminhar, pulando como um canguru. Mesmo sem as rodinhas, Roosevelt corre e busca bolinhas para a dona. Ele anda sem coleira pela cidade, e quando tem a ajuda da cadeira de rodas, é com se tivesse energia extra.

- Algumas pessoas disseram que nós deveríamos sacrificá-lo, porque acham que ele está sofrendo. Mas ele acorda feliz todos os dias - enfatizou Stephanie - ele não sabe que é diferente - acrescentou.










O cachorrinho anda sem coleira pela cidade
 
O cachorrinho anda sem coleira pela cidade Foto: Reprodução / Mail Online









O cachorro já aprendeu a andar sem as patinhas da frente
 
O cachorro já aprendeu a andar sem as patinhas da frente Foto: Reprodução / Mail Online









Ele sobe escadas
 
Ele sobe escadas Foto: Reprodução / Mail Online









Stephanie adotou Roosevelt há três anos
 
Stephanie adotou Roosevelt há três anos Foto: Reprodução / Mail Online









Ela comprou uma cadeira de rodas para ele
crédito: http://extra.globo.com/noticias/mundo





Em 13/04/2012 10h30 - Atualizado em 13/04/2012 10h30

Bombeiros fazem resgate dramático de cão que caiu em riacho nos EUA

Homens tiveram de fazer buraco no concreto para salvar Taz.
Incidente ocorreu durante tempestade em Wichita, no Kansas.


Os bombeiros de Wichita, no Kansas, conseguiram resgatar dramaticamente um cão que desapareceu em um canal de um riacho que transbordou após uma tempestade.
Os homens procuraram Taz, um mestiço de pit bull de 6 anos, durante duas horas e meia em um riacho canalizado e tiveram de cortar um buraco no concreto para chegar ao animal.
Quando um dos bombeiros colocou a mão no buraco para procurar Taz, levou uma mordida.

Seis minutos depois, ele foi resgatado são e salvo.
Bombeiro trabalha no resgate do pit bull Taz  (Foto: AP) 

Bombeiro trabalha no resgate do pit bull Taz (Foto: AP)
Resgate do cão levou duas horas e meia (Foto: AP) 

Resgate do cão levou duas horas e meia (Foto: AP)
Taz 'agradece' a um dos bombeiros que o resgataram (Foto: AP)Taz 'agradece' a um dos bombeiros que o resgataram (Foto: AP)

Os bombeiros chegaram a dar uma entrevista coletiva dizendo que os esforços de resgate tinham falhado, mas Taz foi achado e a entrevista acabou sendo interrompida.
O dono do cão, John Huy, de 79, agradeceu a todos os envolvidos no resgate.
Ele explicou que o acidente ocorreu quando os dois passeavam, foram surpreendidos pela chuva e resolveram se abrigar sob uma ponte.
Como Taz estava nervoso por conta das trovoadas, Huy soltou-o da coleira, e ele escapou.
Assustado, o cão se jogou na água e acabou ficando preso pela turbulência, indo parar dentro de um duto de escoamento.
Huy ligou para o telefone de emergência e, para garantir que os bombeiros viriam, mentiu que seu carro tinha caído na água.
Quando os bombeiros chegaram, souberam que foram enganados, mas mesmo assim não hesitaram em ajudar a resgatar o cão.
FONTE: http: //g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04















 

Em 31 de março de 2012


Deputado Feliciano Filho leva demandas 

da proteção animal ao Senado

Deputado Feliciano Filho discursa no Senado
O deputado estadual Feliciano Filho (PV-SP) propôs, em Brasília, a inclusão da proteção aos animais, com penas mais duras, no Novo Código Penal. O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira (30), em reunião da Comissão de Juristas com a Finalidade de Elaborar Anteprojeto de Código Penal, do Senado Federal.

Em carta, lida pelo deputado na comissão, o Movimento Nacional de Proteção e Defesa Animal exige penas mais duras aos crimes ambientais, inclusive aqueles “atentatórias contra a vida e a integridade dos animais domésticos, domesticados, silvestres e em rota migratória.”

Além disso, o deputado ainda discursou na comissão em nome da Frente Parlamentar de Defesa e Direitos dos Animais do Estado de SP e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal: “A impunidade está levando a sociedade a estados emocionais de extrema angústia, além de deixar os agentes policiais, Ministério Público e o Judiciário de mãos atadas. É necessário que se torne as penas mais duras para quem comete crimes contra animais e o meio ambiente”.

O texto final do Novo Código Penal deverá ser entregue ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em maio, após uma revisão dos tipos penais já alterados e também a inclusão de novas condutas criminalizadas.

Leia abaixo a íntegra da carta do Movimento Nacional 
de Proteção e Defesa Animal:

Pelo avanço da proteção penal ao meio ambiente e aos animais

Está em discussão a reforma do Código Penal Brasileiro e há notícias de que o projeto poderá encampar a Lei dos Crimes Ambientais. Noticia-se, também que as condutas hoje previstas como crime seriam transformadas em meras infrações administrativas.

Tendo em vista as profundas alterações que essas noticiadas modificações poderão acarretar, expressamos nossa preocupação com o risco de que, nessa revisão legislativa, sejam perdidas as conquistas da Lei da Vida, promulgada há mais de uma década e considerada um avanço brasileiro.

Nossa sociedade tem-se revoltado diante da violência contra os animais e seu meio, cobrando penalização ainda maior para tais atos delituosos. Manifestações recentes, com a presença de milhares de pessoas, confirmam a exigência de que a lei contemple os animais de forma mais efetiva, penalizando mais gravemente as condutas cruéis praticadas contra eles.

Portanto, qualquer que seja o caminho a ser adotado por nossos legisladores, a sociedade brasileira espera, além da manutenção das infrações penais já definidas na lei especial, sejam apenadas mais gravemente as condutas contrárias aos bens ambientais, inclusive aquelas atentatórias contra a vida e a integridade dos animais domésticos, domesticados, silvestres e em rota migratória.

Confiantes no país e nas decisões fundamentadas na responsabilidade de nossos representantes estamos todos unidos no repúdio a qualquer modificação legislativa que permita ou tolere o mínimo retrocesso no sistema de punição em vigor, como relegar a meras infrações administrativas as condutas já previstas como crimes ambientais.

A lei é o melhor instrumento de defesa dos animais e da natureza como um todo. Sem esse instrumento, toda a estrutura judicial e de proteção não poderá atuar suficientemente para impedir a impunidade. Um retrocesso intolerável!
Brasil – Março – 2012
FONTE: http://apafsa.blogspot.com.br

Cães no trabalho aumentam a produtividade dos donos, diz pesquisa

De Washington, nos EUA

    http://img.uol.com.br/_template/v1/icones/materia.gif
  • Presença de animais no trabalho promove maior interação entre os funcionários, aponta estudo
    Presença de animais no trabalho promove maior interação entre os funcionários, aponta estudo

Os empregadores preocupados em aumentar a produtividade deveriam permitir aos funcionários levar seus cães ao trabalho, sugere um estudo científico publicado nesta sexta-feira (30) nos Estados Unidos.

A presença de cães no local de trabalho não apenas contribui para a redução do estresse, mas também ajuda os demais funcionários a enfrentar a jornada, destaca o artigo publicado na última edição do International Journal of Workplace Health Management.


"Os cães são uma eficaz barreira ao estresse", disse à AFP o professor Randolph Barker, da Escola de Comércio da Virginia Commonwealth University, em Richmond.


Relatórios anteriores já haviam demonstrado os efeitos benéficos da presença de cães em hospitais e clínicas para idosos, mas Randolph Barker garante que o estudo desenvolvido por sua equipe é o primeiro com foco na relação entre cães e o local de trabalho.


Os cães são uma solução "de baixo custo e estão facilmente disponíveis para as empresas".


Os pesquisadores analisaram ao longo de uma semana o comportamento de 76 trabalhadores voluntários divididos em três grupos: o que levou seu cão ao trabalho, o que tem um cachorro em casa e o que não possui animal doméstico.


As diferenças nos níveis de estresse entre os que foram trabalhar com seus cães e aqueles que não o fizeram "são surpreendentes", disse Barker. Ao lado dos animais, "os funcionários se mostraram muito mais satisfeitos" no trabalho.

O estudo ainda comprovou que a presença dos animais promove maior interação entre os funcionários.
fonte: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias


Cadela que esperava pelo dono em frente ao Hospital São Lucas é adotada

O animal ficará junto a outros dez cães, a maioria vira-latas, assim como "Princesa"

postado em 20/12/2011 - 11h02 - Atualizado em 20/12/2011 - 11h02
gazeta online
 
A cadela que passou uma semana em frente ao Hospital São Lucas, em Vitória, à espera do dono, que foi atropelado e morreu, ganhou um novo lar. "Princesa", como foi apelidada por funcionários do hospital, está em uma casa em Vila Velha. A mulher que a adotou prefere ficar no anonimato. A adoção ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), logo após o Gazeta Online e a Rádio CBN noticiarem o caso.
foto: Ricardo Medeiros - GZ
Cadela espera pelo dono, que foi atropelado e morreu, em frente ao Hospital São Lucas
Cadela recebeu água e comida de funcionários do hospital durante o tempo que passou em frente à unidade à espera do dono

De acordo com o vendedor ambulante Jackson Oliveira, que trabalha em frente ao São Lucas, a mulher pediu para que o motorista dela passasse no local e levasse a cadela. O animal ficará junto a outros dez cães, a maioria vira-latas, assim como Princesa.

"Ela não estava abandonada, uma vez que era cuidada, mas aqui não era o melhor lugar para ela", afirmou Oliveira, que disse estar contente pelo fato da cadela ter encontrado uma nova família. Um funcionário do hospital contou que, antes de ser levada para a nova casa, a cadela foi atendida em uma clínica veterinária e passa bem.
(Com informações de Tiago Félix)



créditos: http://delas.ig.com.br/comportamento
postado em 14 de dezembro de 2011.

Cão salva filhotes de gato em saco deixado em estrada

Dois gatinhos presos dentro de um saco e abandonados em uma estrada foram salvos por um cachorro nos Estados Unidos


Há três meses os gatinhos, batizados de Skipper e Tipper, foram abandonados junto com outros três filhotes dentro de um saco fechado em uma estrada rural, segundo o canal de televisão local WHOTV.
O saco foi atropelado por veículos que passavam e três filhotes morreram. No entanto, dois sobreviveram.


Um cachorro que passava pela estrada viu o saco, o pegou cuidadosamente e levou de volta para a casa de sua dona. Ele não parou de ganir até que sua dona abriu o saco.
"O instinto do cachorro foi de cuidar e não de matar os gatinhos. Com todo o sangue, alguns cães teriam respondido ao cheiro. Reagan, o cachorro, é um herói", afirmou Linda Blakely, do abrigo de animais Raccoon Valley Animal Sanctuary, que recebeu os gatinhos.

A dona de Reagan podia ouvir os miados fracos dos dois gatinhos sobreviventes mas, quando abriu o saco, viu que Tipper e

Skipper estavam em meio a muito sangue e partes dos outros gatinhos que morreram.


Foto: WHOTV Ampliar
Três meses depois de serem resgatados, Skipper e Tipper estão saudáveis e recuperados
Sobreviventes

Os filhotes de gato estavam fracos demais quando foram encontrados e, a cada duas horas, tinham que ser alimentados com a ajuda de uma mamadeira.
A dona de Reagan entregou os dois para o abrigo de animais para que fossem tratados. Linda Blakely não tinha certeza se sobreviveriam devido ao péssimo estado em que chegaram.
Três meses depois, Skipper e Tipper estão recuperados, saudáveis e normais, segundo a WHOTV.
E, depois da divulgação do caso no site do canal de televisão de Iowa, o caso dos dois gatinhos ficou famoso e a história recebeu um grande número de acessos na página da WHOTV. O abrigo de animais diz que tem recebido propostas de adoção de Skipper e Tipper vindas de toda parte do mundo.
"Do Brasil à Inglaterra, da Noruega à Holanda, passando pelo México e em todos os Estados Unidos, é muito bom quando as pessoas agradecem pelo trabalho que você faz", contou Linda Blakely.
O abrigo Raccoon Valley também publicou a história dos gatinhos em sua página no Facebook e mais de 50 pessoas enviaram pedidos para adotá-los. No entanto, até o momento, Blakely ainda não encontrou o dono ideal.
"Não concordamos com adoção (animais de estimação) com base em decisões emocionais. Queremos ter certeza de que as pessoas entendam que é um compromisso para a vida toda e que estes dois vão precisar de cuidados adequados durante 20 anos", disse.

 

 

postado em 16 de nov de 2011.

Cão-milagre' que sobreviveu à câmara de gás

ganha família nos EUA

Daniel, batizado segundo figura bíblica, sobreviveu à execução no Alabama.
Ele foi recebido também por outros cães em seu novo lar em Nova Jersey.

Do G1, com AP
O cão que sobreviveu após ser colocado em uma câmara de gás em um abrigo de animais em Florence, no estado americano do Alabama, foi recebido pela sua nova família na semana passada. Ele foi apelidado de "cão-milagre" após a proeza na câmara de gás. Batizado de Daniel por voluntários do abrigo, em menção à figura bíblica que sobreviveu ao ser lançado à cova dos leões, o cão foi adotado por uma família de Nutley, em Nova Jersey. Eles já têm outros quatro cachorros em casa: dois dachshunds, um cruzamento de pitbull e um cruzamento de beagle, parecido com Daniel.
O novo cão da família, Daniel, é bem recebido em seu novo lar (Foto: Julio Cortez/AP)O novo cão da família, Daniel, é bem recebido em seu novo lar (Foto: Julio Cortez/AP)
Daniel e outros cães foram colocados na câmara de gás, pois ninguém havia se interessado em adotá-los. A prática é comum em abrigos de animais, já que muitos deles sofrem com a superlotação. No entanto, quando um agente voltou ao local, Daniel ainda estava vivo. "Todos estavam mortos, exceto Daniel, que estava abanando o rabo", disse Linda Schiller, membro de um grupo que resgatou o cachorro e o levou para Nova Jersey. "É um milagre", destacou ela. Segundo o órgão de controle de animais de Florence, "Daniel" foi colocado na câmara de gás com outros cães para um ciclo programado de 17 minutos. Grasso disse que é bastante incomum que um animal sobreviva. CRÉDITOS: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/11/cao-milagre-que-sobreviveu-camara-de-gas-ganha-nova-familia-nos-eua.html

Postado em 11/10/2011 - 07h02

Após achar meia tonelada de cocaína em meio a carga de gesso, CÃO - POLICIAL faz exames e volta ao trabalho hoje

Aliny Gama Especial para o UOL Notícias Em Maceió

PF faz a maior apreensão de drogas do Nordeste




Fundamental na operação que encontrou 530 kg de cocaína nesse último final de semana, no Porto de Suape, em Pernambuco, o cão farejador Nauê, da Polícia Federal, está sob cuidados de um médico veterinário porque inalou grande quantidade de gesso - material onde a droga estava escondida Mais Divulgação/PF
Imprescindível na descoberta de mais de meia tonelada de cocaína escondida em uma carga de gesso em cinco contêineres no porto de Suape (PE), o cão farejador Nauê, 4, está em “plena forma”, apesar do trabalho exaustivo do último fim de semana. Nesta terça-feira (11), o cão deverá se submeter a exames de sangue e retornar às atividades de combate às drogas. Em meio a 3.500 sacos de gesso, Nauê conseguiu apontar que 30 deles exalavam um cheiro estranho. Usando técnicas de adestramento para farejar maconha, cocaína e êxtase, o guia induziu o cachorro a apontar onde estava o lote de 532 quilos de cocaína que tinha como destino a Europa. Segundo o agente da PF Mário Ribeiro, que trabalha como guia de Nauê, o cão está bem de saúde e apenas deu uma pausa de dois dias de trabalho para se recuperar da inevitável inalação de gesso. “Depois que começamos a abrir as embalagens, subiu uma poeira de gesso. Por Nauê ser um cão sensível a cheiros, já que ele foi treinado para isso, resolvemos suspender a ajuda dele e iniciarmos o trabalho manual. Por precaução, o cão está desde domingo no canil, mas a veterinária já avisou que ele está bem de saúde”, disse Ribeiro, destacando que nesta terça-feira (11) o cachorro vai se submeter a exames de sangue e já tem agenda de trabalho na parte da tarde. A PF afirmou que o cachorro, de 37 kg, não inalou cocaína durante o trabalho, pois os pacotes suspeitos eram levados para outro local para a realização de testes químicos. “Um membro de sociedade de proteção aos animais nos ligou nos interrogando sobre possíveis maus-tratos com Nauê, mas nada disso ocorreu. O cão é treinado para desenvolver o trabalho que realizamos no fim de semana e obedecemos o limite dele. Houve pausas para ele descansar e beber água. Tanto que ele já retorna as atividades nesta terça”, afirmou Ribeiro.

Farejador com certificado internacional

Atualmente, Nauê é o único cão farejador da Polícia Federal em Pernambuco. Segundo Ribeiro, outro cachorro está em treinamento para revezar os trabalhos. Ele nasceu no canil da PF no Distrito Federal e desde os dois meses de idade foi treinado para ser um cão policial “exemplar”. Da raça pastor alemão, ele chegou ao Estado com apenas um ano de idade, quando iniciou os trabalhos com Ribeiro. Todos os anos, Nauê se submete a treinamentos nos EUA e recebe certificados internacionais emitidos pela BEA junto com o guia. Para ser um cão policial, Nauê tem de estar em plena forma física –ele é considerado um cão-atleta pela PF. Segundo Ribeiro, a rotina do cachorro se inicia com exercícios diários de natação, seguidos de pista de faro. “Antigamente, os adestramentos eram à base de brincadeiras com o animal, mas está em desuso. O treino que Nauê se submete é baseado na busca pela caça viva, ou seja, ele é estimulado a buscar odores de entorpecentes como se fosse um animal vivo. Quando ele se interessa por um objeto suspeito, fazemos alguns movimentos como se fosse alguma coisa com vida. Depois que ele aponta a droga, entramos com um brinquedo que substitui a droga real”, conta o guia de Nauê. A Polícia Federal atualmente adestra cães farejadores das raças pastor alemão e pastor belga malinois –que são cães considerados rústicos, com mais condição de se adaptar aos treinos e atividades de trabalho policial. Em média, um cão farejador é aposentado aos seis anos de idade, quando é posto para adoção. “São cães dóceis que, com treinamento, são sociáveis e podem conviver com famílias. Dependendo do desempenho e saúde do animal, ele pode continuar os trabalhos por mais de seis anos de idade. Depois disso ele é aposentado e entra para doação. O guia tem preferência pela adoção, mas quando isso não ocorre o cão é levado para o canil do Distrito Federal para ficar a disposição para adoção de outras pessoas”, disse Ribeiro, que adotou o primeiro cão que adestrou na PF.

CRÉDITOS: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/10/11/

 

 

 

POSTADO EM 08 de setembro de 2011.

Colômbia treina ratos para encontrar minas terrestres

Leves, roedores não detonam os explosivos com o peso do próprio corpo, podendo substituir cães e homens na tarefa de encontrar os artefatos.

Da BBC
Um projeto desenvolvido na Colômbia treina ratos de laboratório para encontrar minas terrestres, enterradas em áreas que cobrem mais de 70% do território do país. Como os roedores são extremamente leves, eles não detonam os explosivos com o peso do próprio corpo, podendo substituir cães e homens na tarefa de encontrar as minas antipessoais. O estudo, iniciado há quatro anos no Laboratório de Comportamento Animal da Escola de Pós-Graduação da Polícia Nacional da Colômbia, em Bogotá, mostra que os camundongos precisam treinar por três meses até ficar aptos a encontrar as minas.
Colômbia treina ratos para encontrar minas (Foto: Arquivo Luisa Méndez (Laboratório ESPOL))
Colômbia treina ratos para encontrar minas (Foto: Arquivo Luisa Méndez (Laboratório ESPOL))
A veterinária Luisa Fernanda Méndez, idealizadora do projeto, disse à BBC Brasil que a ideia surgiu com a necessidade de acelerar o processo de desativação de minas na Colômbia, primeiro colocado no ranking de minas terrestres depositadas no mundo. 'Existem explosivos e bombas enterradas em 78% do território colombiano e, como ratificamos a Convenção de Ottawa (que proíbe minas terrestres), temos de avançar na missão de desativar as minas no país', diz Luisa. Atualmente, segundo ela, este trabalho é feito por cães policiais treinados e por militares, que muitas vezes detonam os artefatos somente ao tocá-los, e acabam feridos ou mortos. Entre 2006 e 2010, 23 cães e 220 soldados foram mortos ou feridos pelas minas. Assim, Luisa tomou como exemplo uma pesquisa realizada com roedores da Tanzânia, usados para encontrar bombas, para criar uma opção para desativar os explosivos. Ela afirma que o modelo não deu certo no país africano devido ao peso dos roedores, que tinham em média 750 gramas - um artefato pode ser ativado com mais de 500 gramas de contato por pressão ou arrastamento. 'Começamos a pensar em um animal capaz de seguir instruções e de rastrear. Tentamos ratos silvestres, mas devido à cor, os perdíamos facilmente no ambiente natural. Depois tentamos gatos, mas obtivemos êxito com os ratos brancos', diz. 'Em média, (os camundongos) encontram as minas em 86% das buscas, sendo que alguns alcançam a marca de 95% de acertos e não detonam os explosivos porque pesam cerca de 450 gramas', afirma Luisa. SOCIALIZAÇÃO O trabalho de adestrar os ratos para encontrar as minas já começa nas primeiras horas de nascimento. Luisa e seu assistente, o subtenente Erick Guzman, participam de todo o processo e colocam nomes nos ratinhos já nas suas primeiras horas de vida. 'Nós os chamamos pelos nomes - Sofia, Matteo e Paco, por exemplo - e ficamos em contato direto, para que se acostumem aos seres humanos', diz a veterinária. Além disso, o laboratório tem dois gatos, que no início foram usados para 'demarcar território' e impedir a entrada de outros gatos que vivem nas redondezas e que entravam no local para atacar os ratos.
Gato e rato socializam no laboratório (Foto: Leandra Felipe/BBC Brasil)
Gato e rato socializam no laboratório (Foto: Leandra Felipe/BBC Brasil)
A integração entre os felinos e os ratos é tão grande que eles também participam das atividades de treinamento dos pequenos filhotes. 'O ambiente é o mais adaptado possível às condições externas, e os ratinhos fazem visitas aos escritórios do centro de treinamento para se socializar. Esse é o primeiro passo para que eles não se sintam estressados ou desconfortáveis', diz a pesquisadora. Treinamento A primeira parte do treinamento é feita com os filhotes em labirintos dentro do laboratório e depois em campo aberto. A etapa seguinte é feita em campo aberto, em um ambiente simulado. Os camundongos são treinados para encontrar os sete tipos de artefatos e explosivos mais comuns na Colômbia. Os roedores são ensinados a buscar as minas por meio de comandos de voz. 'Isso é feito a até 10 metros de distância entre nós e os ratos, o ideal para ter segurança na atividade no ambiente real', diz a veterinária. Segundo ela, quando os camundongos encontram a mina, ficam quietos e esperam pela recompensa: um torrão de açúcar. Quando os ratos encontram as minas, segundo Luisa, as equipes especializadas têm uma média de 4 a 5 minutos para desarmar os artefatos. A primeira experiência com minas ativas e em ambiente real será feita em dezembro deste ano. BEM-ESTAR ANIMAL A veterinária brasileira Ekaterina Botovchenco Rivera, membro ad hoc da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), considera este trabalho um bom exemplo. 'A balança tem que estar em quase equilíbrio, pesando mais para o bem-estar dos animais. Aqui nós vemos a busca desse bem-estar, na proposta de substituir o cão, que sofre, por outra espécie que poderá não ser vitimada', disse Rivera à BBC Brasil. A especialista também elogiou o modo como é realizado o treinamento, por meio da recompensa positiva, fazendo com que os animais colaborem de forma espontânea.

FONTE:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/postado em 07 de setembro de 2011.

 

 

Câmara de Araraquara aprova proibição a rodeios

Projeto, de autoria da Prefeitura, agora retorna ao Executivo para ser sancionada

07 de setembro de 2011 | 16h 35
Marcela Bourroul Gonsalves - estadão.com.br
SÃO PAULO - A Câmara Municipal de Araraquara, no interior de São Paulo, aprovou nesta terça-feira, 6, o projeto de lei que proíbe a realização de rodeios, tourada, vaquejadas e similares na cidade. A matéria é de autoria da Prefeitura, e agora retorna ao Executivo para ser sancionada. Em agosto, o deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) apresentou um projeto de lei para proibir a perseguição de animais em provas de rodeios no País, sob pena de multa de até R$ 30 mil. Em sua justificativa, Tripoli citou o caso do bezerro que foi sacrificado no mesmo mês após ficar paralítico durante uma prova na arena da 56º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo. A elaboração do projeto de lei contou com a colaboração da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa).
fonte:www.estadao.com.br/noticias/cidades
 
postado em 01/09/2011 às 13:22

Ministério importa 10 milhões de doses de vacina contra raiva para cães e gatos Carolina Pimentel | Agência Brasil

O Ministério da Saúde importou 10 milhões de doses para vacinar cães e gatos contra raiva. A compra emergencial foi feita para não atrasar a imunização dos animais nos estados com risco de registro da doença. De acordo com o ministério, a pasta requisitou novos testes da vacina produzida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), responsável por fornecer 32 milhões de doses. As análises foram solicitadas para evitar mortes e reações adversas nos animais como em 2010, quando foram notificados 637 casos. Do total, 41,6% foram mortes ou alergias graves, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na época, a vacina era fabricada pelo laboratório Bio-Vet, proibida de ser usada na campanha deste ano. Com os novos testes, o Tecpar atrasou o fornecimento das doses, que deveriam ter sido entregues às secretarias estaduais de Saúde a partir de maio. O ministério definiu estados com preferência para receber a vacina importada. Os primeiros foram o Ceará e o Maranhão, que registraram casos de raiva humana no ano passado e em 2011, respectivamente. Os demais são Pernambuco, o Pará, o Piauí, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul, por terem notificado casos de raiva canina nos últimos três anos. A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os únicos estados que ficam de fora da vacinação, pois não registram a circulação do vírus da raiva.

fonte:  http://www.atarde.com.br/brasil/noticia

 

 

 

postado em 17 de agosto de 2011.

Adriana Birolli e outros famosos pedem adoção de vira-latas

Dispostos a ajudar cachorros vira-latas abandonados, artistas se reuniram na campanha “Adote um vira lata”, que pretende tirar cães dos abrigos, evitar os maus tratos e incentivar a adoção. As fotos começaram a ser divulgadas na segunda-feira, 15, e conta com grandes nomes, como o ator Elias Gleizer, a apresentadora Ana Furtado, e a atriz Adriana Birolli, que estará na novela “Fina Estampa” (Rede Globo). “Faça um vira-lata feliz. Adote”, afirma a artista. O cantor Felipe Dylon e a atriz Aparecida Petrowky também vestiram a camiseta. “Adotei a Judithy, que é a razão da minha vida”, afirmou Aparecida, incentivada pelo noivo: “Eu tenho a minha Lua e sou apaixonado por ela”, garantiu.  A ideia da campanha surgiu há um ano e meio quando o fotógrafo Marcos Alberti resolveu ajudar cães que vivem em abrigos. “Há quem acredite que os vira-latas dão mais trabalho que os cachorros de raça, isso é um equívoco! Os vira-latas adaptam-se com mais facilidade e mais rápido a diferentes ambientes", diz o site. crédito: br.omg.yahoo.com/noticias

Fotos: Divulgação
Postado em 15/08/2011 - 10h35 Crédito: noticias..uol.com.br

Resgate de cães que virariam comida mostra força do movimento pró-animais na China

AP
Cães são tratados na sede de associação nos arredores de Pequim
Ativistas resgataram cerca de 500 cães destinados a virar comida na China, em um caso que mostra o crescimento do movimento de defesa dos animais no país, segundo o correspondente da BBC em Pequim Michael Bristow.
Os voluntários interceptaram um caminhão que levava os animais em Pequim e compraram os cachorros do caminhoneiro por US$ 18 mil (R$ 29 mil), depois de uma batida envolvendo a polícia. Aglomerados em gaiolas, os animais estavam sendo levados para o nordeste da China, para serem vendidos a restaurantes. Alguns dos cães resgatados estavam doentes. Muito apertados no caminhão, eles haviam arranhado e mordido uns aos outros. Além disso, vários tinham parvovírus, um vírus potencialmente fatal que ataca os intestinos e o coração dos caninos. A carne de cachorro é consumida por muitos séculos na China, onde várias pessoas acreditam que ela tem propriedades medicinais. A batida, feita em um pedágio no último dia 15 de abril, durou 15 horas. Finalmente, em um ato de desespero, os ativistas usaram seu próprio dinheiro para comprar os cães do motorista. A polícia, que apareceu no local, alegou que não poderia fazer nada para intervir, já que o caminhoneiro não estava desrespeitando qualquer lei. Redes sociais Os ativistas resolveram agir quando receberam a informação de que um carregamento de cães estava passando por Pequim. Quando ficou sabendo do caso, o voluntário Wang Qi, que trabalha para a Associação Protetora dos Pequenos Animais da China, publicou a informação por meio de redes sociais para levar mais pessoas a parar o caminhão. "Mandei a mensagem e então corri para o local. As pessoas começaram a chegar lá uma hora depois. No total, eram quase 300 pessoas", disse Wang à BBC. Acompanhados de voluntários, alguns animais foram levados a mais de 20 hospitais veterinários, enquanto outros foram levados para recuperação na sede da associação. Visitas Informações sobre o resgate se espalharam rapidamente, com centenas de voluntários e amantes dos animais visitando o local nos dias que se seguiram. Na sede da associação, o correspondente da BBC falou com uma aposentada de 80 anos e sua filha, que apareceram com um carro cheio de ração para cachorro, que doaram à entidade. "Eu já havia ouvido falar da organização, mas eu nunca estive aqui antes. Pensei em vir e fazer o possível", disse a mulher. Outras pessoas ficaram comovidas com o drama do resgate e com as más condições de vários dos cães que se recuperavam. "Eu trouxe um pouco de ração, me sinto muito mal", disse à BBC a chinesa Qi Jing, sem esconder as lágrimas. De acordo com Bristow, o episódio mostra como um número cada vez maior de chineses agora veem os cães e gatos mais como animais de estimação, e menos como fonte de proteína. A fundadora da Associação Protetora dos Pequenos Animais, Lu Di - que vive com cerca de cem cães e gatos -, afirma que a lei chinesa não protege apropriadamente os animais de estimação, levando cidadãos comuns a defendê-los por iniciativa própria.
FONTE:  bbcBRASIL.co.uk/portuguese/noticias/

MP vai investigar tortura de animais em SP

O ministério criou um núcleo para combater
os maus tratos aos animais na cidade=
Animais maltratados serão alvo de investigação do Ministério Público Marco
A. Gonçalves / Futura Press

O MP (Ministério Público) de São Paulo criou um núcleo que vai combater os maus-tratos a animais. A criação do grupo, chamado Gecap, permitirá que os promotores atuem em representações, inquéritos policiais e investigações criminais. Segundo o autor da proposta, o promotor Fernando Capez, a criação do Gecap é o primeiro passo na direção da criação de uma Promotoria de defesa animal. “Esse grupo vai receber denúncias, representações e vai poder investigar. Nossa expectativa é de que em pouco tempo o volume de trabalho ligado à área animal acarrete a criação da promotoria”, disse Capez. O grupo deverá ter de três a cinco promotores criminais, que ficarão responsáveis por elaborar relatórios mensais e trimestrais de atuação.

Polícia da Tailândia resgata milhares de cães que virariam comida em restaurantes vietnamitas

Cachorros capturados na Tailândia virariam comida no Vietnã
  • Cachorros capturados na Tailândia virariam comida no Vietnã
Milhares de cães foram resgatados após serem encontrados em gaiolas minúsculas, durante uma operação policial no nordeste da Tailândia, perto da fronteira com Laos.  Segundo as autoridades, os cachorros iriam até o Vietnã, onde seriam abatidos e teriam a carne comercializada com restaurantes locais.  A carne canina ainda é uma iguaria bastante apreciada na culinária do país asiático. A polícia conseguiu interceptar quatro caminhões que, no total, transportavam 1.011 cães.  No entanto, 119 animais morreram sufocados ou quando foram atirados no fundo dos veículos no momento em que os traficantes de animais fugiam da polícia.  De acordo com o capitão Prawat Pholsuwa, dois tailandeses e um vietnamita foram presos e responderão processo por tráfico e transporte ilegal de animais.  A pena máxima para os dois crimes é de apenas um ano de prisão ou multa.  Os traficantes tailandeses recolhem cachorros no interior do país e os levam ao Vietnã, onde recebem até R$ 52 por animal.  *Com informações da "Sky News"
Doze filhotes de cachorro são encontrados em caixa de lixo Com apenas cinco semanas de vida, filhotes da raça Sttafordshire bull terrier estavam desidratados e fracos
Atualizado em quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 12h32
BBC Brasil | 26/07/2011 10:40
Filhotes de cão achados em lixo no País de Gales (Foto: BBC)
Foto: RSPCA
Filhotes, que estão se recuperando rapidamente, deverão ser postos para a adoção dentro de três semanas
Doze filhotes de cachorro estão se recuperando bem após terem sido encontrados em uma caixa de reciclagem de lixo à beira de uma estrada, no País de Gales.
Os filhotes da raça Sttafordshire bull terrier, com cinco semanas de vida, foram abandonados na vila de Penllergaer, perto da cidade de Swansea, e encontrados no dia seguinte.
Eles foram levados para o centro local da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade com Animais (RSPCA), onde se descobriu que foram mal cuidados desde o nascimento.
A polícia do sul de Gales está investigando o caso de abandono.
Desidratação
Segundo funcionários da RSPCA, os filhotes estavam muito desidratados e fracos demais para conseguirem sair da caixa onde estavam, que ficou exposta ao tráfego da estrada.
A administradora do centro de resgate e tratamento, Laura Simpson, disse que os animais foram tratados com fluidos e antibióticos e que estão se recuperando rapidamente.
"Eles estavam em um estado muito ruim depois de terem sido colocados na caixa como se fossem sardinhas. É inacreditável que alguém os tenha jogado fora como se fossem lixo", disse.
A equipe que trata dos animais teme que mais filhotes sejam jogados no lixo, na medida em que as pessoas percebam que não conseguem alimentá-los.
"Se os donos estavam tendo dificuldades, deveriam ter trazido (os filhotes) para nós, e não os abandonado."
Os filhotes ainda não receberam nomes. Eles deverão ser postos para a adoção dentro de três semanas.
Créditos: ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente
em 21/07/2011 - 07h02

Leão deprimido que vive em zoológico desativado recebe ajuda para achar abrigo

Celso Bejarano Especial para o UOL Notícias Campo Grande
  • Simba tem 12 anos e vive praticamente sozinho em um zoológico desativado em Ivinhema (MS)
    Simba tem 12 anos e vive praticamente sozinho em um zoológico desativado em Ivinhema (MS)
Há pelo menos seis anos, a Prefeitura de Ivinhema (MS) tenta achar uma moradia para o leão Simba, que habita um zoológico desativado na cidade por determinação do Ibama. A situação do animal piorou há um ano quando a companheira dele morreu de causas naturais.
Simba tem 12 anos (os leões vivem em média de 20 a 25 anos) e mora praticamente sozinho no zoológico ocupado também por “poucos jabutis e macacos’’, segundo o diretor da Fundação do Meio Ambiente do município, Paulo Tamanini.
O zoológico de Ivinhema foi criado em 1977, mas, em 2000, a prefeitura recebeu determinações do Ibama para fazer reformas no local. À época, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público e o instituto, mas o acordo não se confirmou.
Seis anos depois, em 2006, o Ibama mandou fechar o zoológico e, desde então, os animais têm sido transferidos.
Porém, até agora, nenhuma entidade estruturada mostrou-se interessada em abrigar Simba. “Temos muitas propostas, mas, quando checamos o local, notamos que não seria adequado para o leão viver’’, afirma Tamanini.
Nos últimos dias, no entanto, comunidades de redes sociais resolveram “dar uma força’’ ao felino. “Recebemos e-mails, telefonemas, mas até agora nenhum local efetivamente convincente apareceu.”
O diretor disse que atualmente está em contato com uma ONG de Cotia (SP), que estaria interessada em oferecer abrigo ao animal. Se houver acordo, cabe ao Ibama autorizar a viagem.
crédito: noticias.uol.com.br / 21.07.2011.