quarta-feira, 4 de julho de 2012

OAB-BA realiza posse da Subcomissão de Proteção aos Direitos dos Animais


22/06/2012
A Seccional realizou, na última quinta-feira (21), na sede da entidade, solenidade de posse do Presidente da Subcomissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Seccional, o advogado Márcio Vinhas Barreto. Foram empossadas também as advogadas Zizete Evangelista Balbino Ferreira e Vivian Karina Suzart da Silva Santos.
Durante a solenidade, o Presidente Saul Quadros disse ter um carinho especial pela Subcomissão. "Tive a chance de criar esta Subcomissão, que protege os mais desprotegidos", declarou. Já o Vice-Presidente Antônio Menezes afirmou que a Subcomissão tem um papel importante na defesa dos animais, como na Lavagem do Bonfim e na Mudança do Garcia.
Representando a ONG Célula Mãe, Janaína Rios, destacou a responsabilidade do homem para com os animais. "Nós domesticamos animais que eram selvagens, desde então, temos uma responsabilidade para com eles. Na Bahia, não existe lei que exija que o poder público ampare os animais, por isso pedimos apoio da OAB na aprovação de projetos que tramitam desde 2007, em defesa dos bichos".
O documentarista e educador humanitário, Francisco Athayde, explicou que falta conscientização das pessoas para o respeito aos animais. "Na escola, nós não recebemos aulas sobre princípios, valores, falta educação para isso". Ele mostrou ainda pesquisas internacionais que demonstram que indivíduos que cometeram crimes contra a vida humana apresentaram histórico de maus-tratos com animais.
Já Carlos Ferrer, diretor do Instituto Cuidar é o Bicho, disse que a mudança de cultura de uma sociedade só ocorre quando ela acontece individualmente. Ele pontuou ainda que a Conferência Rio+20 não tratou, em momento algum, do respeito aos animais.
Para Ana Rita Tavares, ex-diretora da OAB-BA e ativista em defesa dos animais, a Subcomissão, criada há dois anos, representou fato inédito na história da Ordem. "O presidente Saul Quadros saiu na vanguarda".
Após leitura do compromisso feita pelo advogado Márcio Vinhas Barreto e assinatura do termo de posse, Márcio Vinhas declarou que a Subcomissão será firme e intransigente na defesa dos animais. "Precisamos de leis e normas mais duras e rigorosas, pois a impunidade é o combustível do crime".
Além de todos os citados anteriormente, compuseram a Mesa Alta a juíza Joanice Guimarães, o representante da Polícia Militar, Major Adriano Carvalho, e a representante da União de Proteção Animal de Salvador (UPAS), Telma Lívia.
fonte: http://www.oab-ba.com.br/novo

Nenhum comentário: